terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O vinho acompanha bem o quê?

Por vezes os usos e costumes obrigam-nos a beber certos vinhos com determinadas “comidas”! Eu chamo a isso uma ditadura gastronómica que é preciso acabar de vez.
As pessoas têm de se mentalizar que o melhor vinho do mundo é aquele que nos sabe bem em determinada situação, passo a explicar:

- Por vezes peço um prato de carne e o Sr. do restaurante apressa-se logo a recomendar um tinto… tudo bem que ele está a fazer o seu trabalho, está a sugerir segundo aquilo que é usual acontecer, mas se ele sugerisse um alvarinho fermentado em madeira ou mesmo um dão com alguma idade, será que o prato de carne iria perder protagonismo? Será que o protagonismo iria todo para o vinho? Ou iríamos ter uma boa maridagem?

Existem outras situações onde o cliente pede um arroz de marisco, pede um vinho branco de nome e a seguir recomenda o empregado para que o prato seja bem picante… nestes casos e na minha opinião mais vale beber agua ou cerveja, pois com a boca a arder não se vai conseguir extrair nenhuma das qualidades do vinho.

Os clientes devem beber aquilo que gostam, mas por vezes para mostrar que se é bem sucedido na vida cometem-se certos desvarios que só satisfazem quem vende o vinho.

Sem comentários: