sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

As Tapas à Portuguesa

Por vezes cometo erros gastronómicos graves,por vezes para poupar fazer kms ou mesmo para dar oportunidade a alguns conceitos de cozinha vou a sítios que são não especializados naquilo em que se propõe servir. Passo a explicar:

Um dia a um almoço fui a uma pizzaria e acabei por comer borrego assado no forno, claro que estava mau, mas as pizzas lá são óptimas!

Numa outra vez fui a um restaurante afamado pelo seu bacalhau e acabei a comer leitão, que estava simplesmente horrível, mas o bacalhau é óptimo.

Certo dia fui a um restaurante de peixe, e pedi carne de porco a alentejana, e estava fraca! Mas o peixinho lá é óptimo.

Ontem jantei tarde, e apetecia-me apenas "tapear" algo, decidi ir ao Tapas e Papas a Matosinhos.

Cheguei ao restaurante e deparei com uma sala bonita e bem decorada, mas com um balcão repleto de objectos decorativos relacionados com FC PORTO, o que chega a ser um pouco intimidativo para os adeptos mais ferrenhos dos outros clubes.

Os empregados roçam o ridículo ao tratar os clientes por Señor e por Señorita, como se estivéssemos numa das mais recônditas aldeias espanholas.

Depois de sentados e quase sermos obrigados a beber sangria, que estava deliciosa, comecei a ver que na ementa constavam quase todas as tapas típicas, como os pimentos padron, os calamares,as gambas "Al aljillo" gambas "Al aljillo" ,os mexilhões de vinagreta e recheados, todos os tipos de revueltos, os calamares,os presuntos as batatas bravas, etc...

Decidimos experimentar o presunto, os revueltos de setas e gambas, gambas ao alho e os calamares.

O presunto era fracote,um presunto que não devia ter mais de 8 meses de cura, fatiado numa fiambreira, nada de especial.Os revueltos, não estavam mal apaladados, mas não eram fofos, e tinham uma péssima apresentação, mas na boca estavam optimos, mas como todos sabemos, os olhos também comem.

Provamos também uns mexilhões recheados que além de terem uma excelente apresentação, tinham também algo de original no sabor, a experimentar sem alguma duvida.

Depois vieram umas gambas ao alho, sem expressão! gambas frita com dente de alho, apenas e só!

Para terminar pedimos uns calamares... e aí tivemos sorte! Muito bem fritos, tenros e extremamente saborosos, com um sabor óptimo, de comer e de chorar por mais.

A refeição ficou completa com um caldinho verde, que apesar de ser “industrial” cumpri valorosamente o objectivo de aconchegar o estômago.

Carta de vinhos insignificante.

Pedidos os cafés e conta pagamos 40€, sendo que foram pedidas 2 canecas de sangria.

Confesso que durante a refeição soltei uma lagrima de saudade pela Casa Balbino e outra lagrima pelo Candil .

Sem comentários: